Kerry Washington volta à capital dos Estados Unidos como Anita Hill no filme “Confirmation” da HBO

15. fevereiro 2016 Televisão 0
Kerry Washington volta à capital dos Estados Unidos como Anita Hill no filme “Confirmation” da HBO

Em 1991, a advogada e professora de direito, Anita Hill, virou figura nacional nos Estados Unidos após denunciar em uma Comissão do Senado os assédios sexuais de Clarence Thomas, o qual havia sido indicado pelo então presidente do país, George H. W. Bush, para ocupar um cargo na Suprema Corte. Anita trabalhou com Clarence no Departamento da Educação e depois na Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego, e afirmou num Comitê do Senado que foi assediada várias vezes pelo jurista.

As denúncias da advogada, contudo, foram ignoradas e Thomas conseguiu o voto favorável para ocupar um assento na Suprema Corte. Contudo, Anita Hill se tornou um exemplo de luta contra o assédio sexual no ambiente de trabalho. Em 2010, a esposa do juiz, Virginia, solicitou a Anita que pedisse desculpas por ter acusado seu marido de assédio sexual, o que ela disse que não faria, pois afirmou ter contado a verdade naquela audiência.

Em 2016, 25 anos depois das audiências, o caso irá ganhar um filme, “Confirmation”, pelo canal pago HBO, estrelado por Kerry Washington, a Olivia Pope de “Scandal”. Também estão no elenco Wendell Pierce como Clarence Thomas, Greg Kinnear, Jennifer Hudson, Malcolm Gets, Eric Stonestreet, Grace Gummer, Erika Christensen, Kimberly Elise e Bill Irwin. A direção é de Rick Famuyiwa (“Um Deslize Perigoso”) e o roteiro é de Susannah Grant (“Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento”).

Imagem: The Muse
Imagem: The Muse

Há poucos dias, a HBO liberou o primeiro trailer de “Confirmation”, trazendo Anita Hill indo ao Senado americano para depor contra Clarence Thomas, que nega todas as acusações contra ele. “Eles não se importam, só querem vencer”, diz Kerry ao final da prévia.

De acordo com o canal, “o filme detalha as explosivas audiências da nomeação de Clarence Thomas para a Suprema Corte, o que fez com que o país parasse e mudasse para sempre a forma pela qual pensamos em assédio sexual, direitos das vítimas e as relações de raça.”

Kerry Washington volta a fazer filmes depois  de uma participação em “Django Livre”, em 2012. A atriz disse estar animada com o papel de Anita e por voltar à capital dos Estados Unidos. “Ela é muito diferente da Olivia [de “Scandal”] de diversas maneiras, então isso foi divertido para mim, também. Ser outra mulher em Washington, mas de forma diferente e com uma relação diferente com aquela cidade e como ela funciona”, ela contou ao E!. “Representar alguém real é um tipo diferente de responsabilidade, especialmente quando elas estão vivas. Essa responsabilidade não foi perdida comigo”, concluiu à revista Variety.

“Confirmation” estreia na HBO no dia 16 de abril. Confira o trailer abaixo: