Katy Perry comemora 30 anos: confira a carreira da cantora em fotos e vídeos

25. outubro 2014 POP 1

“Porque eu sou uma campeã e você vai me ouvir rugir”. Esse é um dos versos do refrão de ‘Roar’, primeiro single do último álbum de Katy Perry, que completa hoje 30 anos. De fato, a cantora pode se considerar uma vencedora. Depois de um fracassado primeiro álbum gospel e dois trabalhos cancelados antes dos lançamentos, Perry é hoje um dos maiores nomes da música pop internacional.

Nascida em Santa Bárbara e filha de um casal de pastores, a jovem Katy Perry era proibida de ouvir qualquer música que não fosse gospel. A proibição dos pais não a impediu de ouvir outros tipos de música na adolescência, como a banda Queen, sua preferida.

Katy Perry e sua irmã quando pequenas
Katy Perry e sua irmã quando pequenas

A carreira musical da cantora começou em 2001, quando lançou seu primeiro álbum ‘Katy Hudson’, seu nome original. Não fez sucesso. Logo após, mudou de nome e virou Katy Perry, usando o sobrenome de solteira da mãe. Dois álbuns viriam a ser cancelados antes dos lançamentos. Ainda assim, a cantora não desistiu.

Katy Hudson, primeiro álbum da cantora
Katy Hudson, primeiro álbum da cantora

A maré de azar começou a virar após assinar com a Capital Records e lançar seu primeiro EP, “Ur So Gay”, que caiu no gosto de ninguém menos do que Madonna. Numa entrevista, a rainha do pop disse que a canção “era sua favorita”.

O sucesso de Katy Perry veio mesmo depois do single “I Kissed a Girl”, que ficou em primeiro lugar nas paradas americanas por 7 semanas consecutivas. A música, que fala sobre uma garota heterossexual, que beija outra garota, levantou polêmica, pois para muitos, Katy se aproveita da homossexualidade somente para subir os degraus da fama.

Mesmo com as controvérsias, Katy continuou a fazer sucesso. Após ‘I Kissed a Girl’, vieram ‘Hot & Cold’, ‘Waking Up in Vegas’ e ‘Thinking of You’. Esta última não fez tanto sucesso como as antecessoras, mas chegou em primeiro lugar nas paradas brasileiras.

Capa de 'One of the Boys', seu primeiro álbum
Capa de ‘One of the Boys’, seu primeiro álbum

Após o sucesso de ‘One of the Boys’, seu primeiro álbum, Katy Perry lançou em 2010 ‘Teenage Dream’, seu segundo trabalho. A música ‘California Gurls’, foi a primeira música a ser lançada e logo alcançou o primeiro lugar das paradas.

Capa de 'Teenage Dream'
Capa de ‘Teenage Dream’

‘Teenage Dream’ foi o primeiro álbum da cantora a ficar em primeiro lugar nas paradas, vendendo 192 mil cópias na primeira semana de lançamento. O segundo single de trabalho é a faixa-título ‘Teenage Dream’, que também alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos.

No mesmo ano de 2010, Katy Perry participou da gravação do programa infantil ‘Sesame Street’, mas o episódio não foi ar, por conta de reclamações de vários pais, que consideraram o traje da cantora impróprio.

O decote de Katy Perry foi considerado impróprio para o programa
O decote de Katy Perry foi considerado impróprio para o programa

A cantora não deixou barato e participou do programa Saturday Night Life com uma camisa com um grande decote e o rosto do personagem Elmo estampado nela.

katy_perry_elmo_7k_doe_gif.0

Em outubro do mesmo ano, seu terceiro single foi lançado, ‘Firework’. O clipe da música teve a participação de vários fãs da cantora e foi gravado em Budapeste. Katy Perry disse, em entrevista para MTV World Stage 2010: Malaysia: “[…] é minha canção favorita do álbum porque ela mostra realmente quem eu sou atualmente e a mensagem que quero enviar as pessoas de uma maneira que esperamos que seja encorajadora. ‘Firework’ é como um hino e isso também fala sobre fazer as pessoas ficarem surpreendidas e eu quero surpreender as pessoas”.

O ano de 2010 foi movimentado para a cantora, que casou-se com Russell Brand, em outubro daquele ano. O casamento durou apenas 14 meses. Em dezembro de 2011, o casal estava oficialmente divorciado.

Katy Perry e Russell Brand
Katy Perry e Russell Brand

Em fevereiro de 2011, a cantora deu início à sua turnê mundial, a ‘California Dreams Tour’.

California_Dreams_Tour

No mesmo mês, a cantora lançou seu quarto single, ‘E.T’, onde divide os vocais com o rapper Kanye West, na versão remix. A canção repetiu o sucesso das antecessoras e também alcançou o primeiro lugar.

A essa altura, Katy Perry já havia igualado o recorde de Mariah Carey, última artista feminina a colocar 4 músicas de um mesmo álbum em primeiro lugar. ‘Last Friday Night’ foi o quinto single de ‘Teenage Dream’ e também alcançou o topo das paradas.

Com 5 músicas de um mesmo álbum em primeiro lugar, Katy Perry igualou o recorde de Michael Jackson, sendo a primeira mulher a realizar tal feito. Em setembro de 2011, a cantora veio ao Brasil para dois shows: a primeira noite do Rock in Rio e um show em São Paulo.

No mesmo mês de setembro, Katy Perry lançou seu sexto single, ‘The One That Got Away’. Foi o primeiro de ‘Teenage Dream’ a não alcançar o primeiro lugar, chegando em quarto lugar.

Em março de 2012, a cantora lançou a reedição de ‘Teenage Dream’, chamada de ‘Teenage Dream: The Complete Confection’, com três músicas inéditas e remixes. O primeiro single a ser lançado foi ‘Part of Me’, que ficou em primeiro lugar nos Estados Unidos e outros países.

Ainda em 2012, Katy Perry lançou um documentário sobre sua vida pessoal e sua última turnê, “Katy Perry: Part of Me 3D”, terminando assim o período de ‘Teenage Dream’. O filme foi lançado em vários países e alcançou uma boa bilheteria. ‘Wide Awake’, uma das músicas da reedição do álbum foi a trilha sonora da película. No final daquele ano, Katy Perry foi eleita a mulher do ano, pela revista Billboard.

Em 2013, a cantora volta à cena musical com o primeiro single de seu próximo álbum, chamado ‘Prism’. ‘Roar’ foi a canção escolhida para ser carro-chefe de seu próximo trabalho e também foi sucesso. Em outubro de 2013, ‘Prism’ foi lançado.

katy-perry-prism-cover-billboard-650x650

Katy Perry namorou o também músico John Mayer. Embora o relacionamento não tenha durado, o romance dos dois será sempre lembrado, graças ao clipe de ‘Who You Love’, da música que está presente no álbum do cantor, ‘Paradise Valley’.

Com seu atual álbum, Katy Perry já lançou os singles ‘Uncondionally’, ‘Dark Horse’, ‘Birthday’ e ‘This Is How We Do’, além de estar em turnê pelo mundo. A cantora já está confirmada como uma das atrações do Rock in Rio do ano que vem. Com certeza, ela deverá fazer mais shows pelo Brasil. Quem mais está ansioso pela volta dela ao país?

Como fã, quero deixar aqui um ‘Feliz aniversário, Katy Perry’! Que sua música continue a fazer sucesso e que você venha sempre ao Brasil! 😉

Tags: