Kate Middleton possui uma importante mensagem a jovens com doenças mentais

19. Fevereiro 2015 Internet 3
Kate Middleton possui uma importante mensagem a jovens com doenças mentais

Kate Middleton, duquesa de Cambridge, é conhecida por apoiar diversas causas sociais e instituições de caridade, tais como organizações que oferecem tratamento psicológico e médico a pessoas que lutam contra a AIDS, violência doméstica, bullying e outros problemas.

Agora, a duquesa usa seu prestígio e sua visibilidade para encorajar jovens com doenças mentais a procurarem ajuda. Num vídeo postado no último domingo, Kate pede para que os pais levem a questão a sério como levariam caso seu filho quebrasse um braço.

“Os desafios enfrentados pelos jovens do Reino Unido, hoje, podem ser impressionantes. Ambos, William e eu, vimos vários jovens com dificuldade ao lidarem com os impactos do bullying, luto, violência doméstica e ruptura familiar. Sem apoio, os efeitos desses eventos podem ser traumáticos, que podem levar a problemas sérios, como ansiedade, depressão, vício em drogas e auto-mutilação.

Há um estigma sobre a saúde mental, que impede que essas crianças recebam o apoio que elas tanto precisam. Isso precisa mudar. É por isso que a instituição de caridade “Place 2 Be” pede que conversemos sobre o assunto. Precisamos ajudar os jovens e seus pais a entenderem que pedir ajuda não é um sinal de fraqueza.

A saúde mental de uma criança é tão importante quanto a saúde física, e merece a mesma atenção. Ninguém sentiria vergonha em procurar ajuda caso seu filho quebrasse um braço – e nós deveríamos estar igualmente preparados para dar apoio a uma criança com dificuldades emocionais.

Aqui no “Place 2 Be“, eu vi os benefícios em oferecer às crianças apoio para sua saúde mental e na criação de um ambiente escolar seguro. Eu e William acreditamos que, se agirmos ainda na infância, conseguiremos impedir que os problemas tornem-se ainda maiores quando as crianças ficarem mais velhas.

[…] Juntos, com uma conversa aberta e um bom entendimento, podemos garantir que as ações voltadas à saúde mental mudam se as crianças receberem o apoio que precisam.”

O vídeo acima foi feito para a “Place 2 Be“, uma instituição britânica que oferece serviços terapêuticos para escolas de ensino fundamental e médio, através de trabalhos que envolvem comunicação e criatividade. A ação faz parte da divulgação da Semana da Saúde Mental da Criança (Children’s Mental Health Week), que acontece pela primeira vez no Reino Unido, e vai de 16 a 22 de fevereiro.

Segundo a ONU, 20% dos jovens no mundo enfrentam problemas ligados à saúde mental. De acordo com Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, “os riscos são ainda maiores durante a transição da infância para a vida adulta”.

Essa época de transição é marcada por incertezas, questionamentos e mudanças, são facilmente confundidos como “problemas da idade”, mas que sem o devido cuidado e atenção, podem levar a problemas graves como a depressão e até o suicídio. Por isso, o apoio dos pais é fundamental na vida dos jovens.

Em entrevista à Agência FAPESP, Jair de Jesus Mari, professor do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, estima que entre 50% e 75% dos transtornos mentais tenham início na adolescência, porém o estigma – também citado por Kate Middleton – de que é algo passageiro e que jovens são mais saudáveis, dificultam a identificação do problema e, por consequência, o início do tratamento.

“Os estudos realizados no Brasil e no exterior apontam que se pudermos intervir mais precocemente nesse grupo populacional nesta fase crítica do desenvolvimento, em que os transtornos mentais surgem, será possível diminuir a probabilidade de os jovens apresentarem, no futuro, transtornos psicóticos”, explica o pesquisador à Agência FAPESP.

Vários estudos comprovam que quanto mais cedo um diagnóstico for feito, é possível retardar, ou até inibir, problemas futuros ligados à saúde mental. Kate Middleton usar sua voz para reforçar uma campanha que visa ajudar a melhorar a saúde dos jovens é extremamente importante, pois ajuda a incentivar pais e jovens a procurarem ajuda.

Como se não houvessem motivos suficientes para admirarmos a figura da duquesa de Cambridge, ela consegue criar mais um.

anigif_enhanced-buzz-22357-1389026246-26

 

Gif: via.


3 thoughts on “Kate Middleton possui uma importante mensagem a jovens com doenças mentais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *