IDEC disponibiliza mapa virtual de feiras orgânicas

16. setembro 2014 Internet 1
IDEC disponibiliza mapa virtual de feiras orgânicas

Quem não gosta de comer bem, né? E comer bem e com saúde? Um boa alimentação é passo fundamental para quem quer levar uma vida mais saudável. Uma alternativa muito boa para quem quer cuidar da saúde são os produtos orgânicos, que vêm ganhando espaço não só nos supermercados brasileiros, mas nas feiras e, principalmente, na mesa do brasileiro.

O que é preciso para um alimento ser considerado orgânico?

Segundo o site do Ministério da Agricultura, para ser considerado orgânico, o alimento não deve ter contato com nenhuma substância que coloque em risco a saúde humana, como fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. Além disso, é preciso que o processo produtivo faça uso responsável do solo, da água e dos demais recursos naturais.

Para saber se o produto que você está levando para a casa é orgânico, o produtor deve possuir uma certificação, a Declaração de Cadastro. É só solicitar para o vendedor, pois o documento precisa estar sempre com ele quando for vender seus alimentos.

Nos supermercados, os produtos devem possuir o selo federal do SisOrg em seus rótulos. Se não tem o selo, não é orgânico. Para mais informações, visite o site do Ministério da Agricultura.

Por que consumir produtos orgânicos?

Começa com o gosto diferente que eles possuem. Uma vez tomei um suco de laranja orgânico e me surpreendi com a diferença entre ele e um convencional. É muito mais forte. Fora o gosto mais natural dos alimentos, são livres de pesticidas, agrotóxicos e muitas outras químicas que fazem mal ao nosso organismo.

Onde posso encontrar produtos orgânicos?

O IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, possui em seu site uma página com um mapa virtual com feiras orgânicas espalhadas pelo Brasil todo.

mapa_feiras_organicasÉ só dar um zoom no mapa, através da régua no canto direito, que todas as opções mais próximas a você aparecem. Ao selecionar um local, informações de como chegar até a feira, frutas e legumes da estação, o endereço e até os horários de atendimento estão disponíveis para sua consulta. Uma mão na roda!

O IDEC realizou uma pesquisa, que constatou que 74% das pessoas consumiriam mais produtos orgânicos se fossem mais baratos. Outros 20% optariam por eles, caso soubessem onde encontrá-los. Com isso, mapearam o Brasil atrás de feiras especializadas em produtos orgânicos. Além de encontrá-las e descobrirem grupos de pessoas que se organizam para comprar tais produtos, por um preço mais barato do que o praticado nos supermercados, o mapa foi gerado e colocado na ferramenta mais simples e colaborativa possível: a internet. Outra coisa bacana é que você pode ajudar a aumentá-lo ou atualizá-lo, caso saiba de alguma feira que não está lá.

Clique aqui e faça parte do movimento por uma alimentação mais saudável.


1 thought on “IDEC disponibiliza mapa virtual de feiras orgânicas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *