Homens de idades variadas respondem o que é “ser homem” em vídeo

Homens de idades variadas respondem o que é “ser homem” em vídeo

Quando alguém diz “seja homem”, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça?

Para mim, “seja homem” implica ter uma atitude muito mais ligada à repressão de sentimentos e agressividade, do que ser corajoso ou respeitar outra pessoa. Ao menos foram nessas situação em que me foi pedido para “agir como um homem”.

Contudo, essa definição varia de pessoa para pessoa, ainda que, no geral, “seja homem” está mais relacionado com ideais de masculinidade construídos socialmente do que se espera de um homem e como ele deve ser e se portar. Desde pequenos, meninos são ensinados a serem “garanhões”, a não demonstrarem fragilidade, e a serem mais violentos, quando não deveríamos dar continuidade a um comportamento que faz mal às mulheres e aos próprios homens.

E como a masculinidade é um conceito diferente para cada um, o canal do Youtube ‘Cut Video‘ coloca homens e garotos, de diferentes idades, para responderem o que é “seja homem”. Suas respostas podem te surpreender:

Enquanto alguns reproduzem os ideais negativos de masculinidade, como “ser durão” e “forte”, outros já percebem como esse conceito é limitante. “Enganador. Eu aprendi que ser homem não é esconder seus sentimentos, mas abraçá-los”, diz um rapaz.

“O que isso significa? É um termo tão vago”; “Não há uma definição de verdade sobre o que é ser um homem. Mas há uma suposição quando alguém fala isso”; “Quem define o que um homem é? Todos temos que percorrer nossos caminhos. O que é ser um homem para mim, pode não ser o mesmo para você”, respondem outros homens.

E agora, o que é ser um homem para você? O vídeo do canal ‘Cut Videos‘ pode começar um bom diálogo sobre masculinidade e formas para desconstruir esse conceito tão enraizado na sociedade.