Homem de salto alto? Sim, por que não?

18. outubro 2014 Internet 8

Não se sabe ao certo como surgiu o salto alto. No entanto, o Egito antigo pode ter sido o primeiro local onde esse tipo de sapato foi utilizado. Pinturas de 3500 A.C. indicam o uso dele pela classe mais alta.

Durante a idade média, o precursor do salto surge. É um solado de madeira, usado tanto por homens quanto por mulheres. Por volta de 1500, o salto era feito com uma parte superior flexível e uma sola dura, sendo usado por mulheres e homens. A moda veio mesmo com Catarina Médici, que por ter baixa estatura, usou-os em seu casamento com Henrique II, da França. Ao mudar-se para o país, ela levou seus sapatos e acabou por popularizar o salto entre a nobreza. Foi somente após a Revolução Francesa que os saltos deixaram de ser utilizados, tanto por homens quanto por mulheres.

Os saltos deixaram de ser utilizados pelos homens desde então. Porém, alguns desafiam a heteronormatividade social e fazem uso do sapato. Pode causar uma certa estranheza a princípio, mas é só porque caiu em desuso. Não porque não possa, porque, afinal de contas, se quiser um sapato de salto, qual o problema? Nós, homens – e sociedade -, encanamos com coisas que não fazem qualquer diferença na vida. Como, por exemplo, um cara usar salto alto.

O coreógrafo francês Yanis Marshall, possui uma escola de dança, em Paris, e ensina mulheres e homens a dançarem sobre saltos. Segundo site de Marshall, dançar com salto “é uma forma de mostrar como ele se aceita do jeito que é e não impõe limites à sua arte”. Os vídeos de suas aulas fazem muito sucesso no Youtube. Confira o trabalho dele:

E além do Yanis Marshal, para quebrar esse tabu de homem não poder usar salto, confira aqui uma exposição de homens de salto, em Cascavel, e uma coleção de fotos para ajudar a quebrar esse preconceito. Vamos parar de nos importar com o que os outros fazem com suas vidas e vamos cuidar da nossa? VAMOS!

blogger-image-576337446
Do blog: homensnosalto.blogspot.com.br
Do Facebook: Homens de Salto
Do Facebook: Homens de Salto
1374930_242075169276500_1425279089_n
Do Facebook: Homens de Salto
1375032_239893182828032_1415018087_n
Do Facebook: Homens de Salto

Tags: