Happy Birthday, Beyoncé!

04. setembro 2014 POP 0
Happy Birthday, Beyoncé!

Hoje, 4 de setembro, é aniversário da Queen B, Beyoncé! Viva! A cantora, que iniciou no mundo da música através de um grupo, que posteriormente, viria ser tornar um trio, o Destiny’s Child, completa 33 anos e é dona uma carreira solo poderosa, com hits que falam desde amor até empoderamento feminino.

Nascida no dia 4 de setembro de 1981, em Houston, nos Estados Unidos, Beyoncé Giselle Knowles viria logo a se interessar pela música. Ainda pequena, cobrava dinheiro dos familiares para fazer uma performance. Conforme crescia, a jovem ganhava prêmios e juntou-se a Kelly Rowland, Letoya Luckett e LaTavia Roberson, e formaram as Destiny’s Child.

O grupo passou por algumas formações até terminarem suas atividades com Beyoncé, Kelly e Michelle Williams. Cada uma seguiu carreira solo (aliás, todas já haviam lançado trabalhos individuais), mas foi a Queen B que ganhou maior destaque e hoje é uma das maiores estrelas mundiais. Seu primeiro álbum solo, lançado em 2003, “Dangerously in Love”, alcançou o topo das paradas americanas. O álbum teve 4 singles, “Crazy in Love”, “Naughty Girl”, “Baby Boy” e “Me, Myself & I”. “Crazy in Love”, que tem a participação do marido Jay-Z e “Baby Boy”, com participação de Sean Paul, chegaram a liderar a parada musical nos Estados Unidos.

Desde então, Beyoncé vem ditando as regras na música (seu último álbum foi lançado sem qualquer divulgação e foi parar no topo dos mais vendidos, mais uma vez), no comportamento e na moda. Dona de turnês mundiais de sucesso, a cantora possui fãs espalhados em todos os cantos do mundo, os chamados “beyhive”. Para se ter uma ideia do “efeito Beyoncé”, a diva pop é até objeto de estudo numa universidade americana.

beyoncé happy birthday

Beyoncé é uma inspiração, tanto para os novos artistas, que enxergam nela um modelo a ser seguido, quanto para os fãs que a acompanham em cada nova empreitada na carreira. Aqui vão 5 coisas que aprendi com a cantora:

#5 – Faça o possível para fazer o mundo melhor

‘I Was Here’ está presente no quarto álbum de Beyoncé, o ‘4’ e é uma música sobre como a cantora espera deixar esse mundo melhor a partir de sua pessoa e de suas canções. Assumidamente feminista e engajada em questões sociais, Beyoncé utiliza sua arte para transmitir uma mensagem de igualdade e de cooperação mútua.

#4 – Seja sempre agradecido

‘XO’ pode ser uma música sobre o amor, mas quando a cantora sobe ao palco para cantá-la, ela agradece o amor, o carinho e a dedicação de seus fãs, e lembra que sem eles, ela não estaria na atual posição de diva pop mundialmente conhecida. Apesar de a nossa vida estar longe de ser igual a dela, todos passamos por momentos bons e ruins; o importante é ser sempre grato (a Deus, aos cosmos ou o ao que você acredita) e fazer o seu melhor sempre.

#3 – Ninguém é insubstituível

‘Irreplaceable’, música de seu segundo álbum, o ‘B-Day’, é justamente sobre se livrar de alguém que não te faz bem. Se não te acrescenta nada, manda embora! Para que ficar perdendo tempo e vida em relacionamentos que não vão a lugar algum e só fazem você se sentir mal?

#2 – Abaixo a ditadura da beleza

‘Pretty Hurts’, do seu último álbum auto-intitulado, passa uma forte mensagem às meninas: a beleza machuca. Não dá para passar uma vida toda tentando se encaixar num padrão estético inatingível. Para agradar a quem? Nós, homens? A sociedade? Para quê? Se nem a Beyoncé conseguiu agradar a todos com sua beleza, então, procure se agradar e amar o seu corpo do jeito que ele é, porque você é linda exatamente do jeito que é. “Qual sua aspiração na vida”? “Ser feliz”, simples assim.

#1 – Feminismo é liberdade

Beyoncé é feminista e não tem medo de dizer. Na música ‘Flawless’ ela utiliza o discurso maravilhoso da escritora Chimamanda Ngozi Adichie na canção, passando uma mensagem de igualdade. Ela, inclusive, faz parte de uma ação para encorajar as meninas a não terem medo de serem líderes.

Feliz aniversário para a atual rainha da música, que ela continue inspirando jovens ao redor do mundo a seguirem seus sonhos e colaborarem para um mundo melhor. Feliz aniversário, Beyoncé! Obrigado por sua música e exemplo!

beyoncé

PS: Jay-Z divulgou um vídeo em homenagem ao aniversário da esposa. O marido não esqueceu a data!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *