“Freeheld” tem primeiro trailer liberado; segure as emoções

24. julho 2015 Cinema 4
“Freeheld” tem primeiro trailer liberado; segure as emoções

Há pouco mais de um mês, a Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou o casamento igualitário no país. Casais gays e lésbicos podem se casar  em todos o território americano, uma decisão comemorada por ativistas, o presidente Barack Obama e celebridades.

No entanto, há dez anos atrás, homossexuais não podiam se casar, muito menos ter direito a benefícios que casais heterossexuais sempre tiveram, como direito a herança. Um episódio muito conhecido é o de Laurel Hester, que lutou para que sua parceira, Stacie Andree, recebesse pensão após sua morte, pois ela sofria com um câncer em estágio terminal.

A história das duas virou um documentário chamado “Freeheld”, e ganhou o Oscar em sua categoria em 2008. Baseado nesse filme, em outubro chega aos cinemas um longa de mesmo nome, estrelado por Juliane Moore e Ellen Page, que vivem, respectivamente, Laurel Hester e Stacie Andree. O primeiro trailer foi divulgado ontem, e emociona ao sintetizar a luta dessas duas mulheres que, sem dúvida alguma, pavimentaram o caminho para a legalização do casamento igualitário nos Estados Unidos:

Em junho, Ellen Page comentou sobre “Freeheld” com o site Entertainment Weekly, dizendo estar contente por fazer parte de um filme que destaca um momento importante do movimento LGBT . “Grandes histórias de amor entre duas mulheres já foram feitas, claro. Algumas delas são meus filmes preferidos. Mas uma história que traz direitos civis, em relação às mulheres – isso nós não vimos o suficiente”.

A atriz também é lésbica na vida real e não esconde a alegria de fazer parte dessa produção. “O sentimento de estar fora do armário e interpretar alguém que é gay, e cuja coragem permitiu que eu vivesse minha vida, é maravilhoso. Pessoas como Laurel e Stacie são a razão pelo qual eu sou tão feliz agora”, finalizou a atriz.

Ao Buzzfeed, o diretor do filme afirmou que Laurel Hester foi uma heroína. “Não é sempre que nós podemos falar de nossos heróis no cinema. E, para mim, ela foi foi uma heroína – soube disso logo que conheci sua história”.

“Freeheld” ainda não tem data de estreia no Brasil. Nos Estados Unidos, o filme chega aos cinemas em outubro. A direção é de Peter Sollett e o roteiro Ron Nyswaner. No elenco estão também os atores Steve Carell, Michael Shannon e Josh Charles.