Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum celebra programa que marcou uma geração

Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum celebra programa que marcou uma geração

Desde o dia 16 de julho, o Museu da Imagem e Som, o MIS, em São Paulo, está com a exposição “Castelo Rá-Tim-Bum” aberta ao público. A mostra é uma homenagem ao famoso programa infantil, transmitido pela TV Cultura, durante os anos 90, e que completa 20 anos de sua veiculação, em 2014.

Para quem acompanhou as aventuras de Nino, Pedro, Biba e Zequinha no Castelo, vai encontrar uma exposição encantadora, que vai relembrar os tempos de um dos melhores programas infantis já produzidos na televisão brasileira.

A mostra foi concebida pela equipe do MIS, em parceria com a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta. Ela ocupa dois andares do museu, onde o visitante pode conferir as instalações feitas com muito primor, os figurinos, fotos de acervo, objetos de cena e trechos do programa. Em cada “cômodo” do Castelo, as músicas que marcaram a atração tocam ao fundo. Impossível não cantar junto, por exemplo, “que som, que som é esse? Quem sabe o nome dele?”. Incrível!

passarinho exposiçao castelo ra tim bum

Muito interessante notar é ver os pais acompanhando os filhos adultos, que viveram a magia do Castelo, tão empolgados quanto suas crias. Eu assistia ao programa com meus irmãos e minha mãe. Lembro até de termos o CD com as músicas! Minha mãe sempre se uniu a nós no universo infantil, fosse com o Castelo Rá-Tim-Bum, fosse com os filmes da Disney.

exposiçao castelo ra tim bum

Ainda é possível assistir a depoimentos dos atores e da equipe envolvida com a produção do programa da TV Cultura, além de recortes de jornais da época em que a atração ia ao ar e cartas de fãs.

exposiçao castelo ra tim bum

A reprodução de cada canto do Castelo foi feita com muito cuidado. Parabéns a todos os envolvidos! Se você, assim como eu, quer reviver a mágica desse programa que marcou a infância de muita gente, vá ao MIS e aproveite cada segundo ali! É um passeio para se guardar na memória, com certeza!

Sobre o Castelo Rá-Tim-Bum

Produzido e transmitido pela TV Cultura, o programa destinado ao público infanto-juvenil, de 1994 a 1997, contava as aventuras de Nino e seus amigos, Biba, Pedro e Zequinha, no Castelo.

exposiçao castelo ra tim bum

SERVIÇO:

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum
Local: Museu da Imagem e Som (MIS)
Até quando: 12 de outubro
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h.
Endereço: Avenida Europa, nº 158 – Jardim Europa.
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Às terças, a entrada é gratuita.
Sobre os ingressos: como a procura tem sido alta, o MIS tem feito a venda deles online por lote. Dei sorte, porque fui em um dia chuvoso e consegui comprar na própria bilheteria do museu. Tinham poucas pessoas no dia (acho que a chuva espantou o pessoal e era dia de semana também), mas em geral, as filas são enormes.
Mais informações: http://www.mis-sp.org.br/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *