Emma Watson lança plano de ação para campanha ‘He For She’

24. janeiro 2015 POP 4
Emma Watson lança plano de ação para campanha ‘He For She’

O discurso da atriz Emma Watson, na ONU, em setembro do ano passado, ajudou a popularizar ainda mais o feminismo entre os mais jovens, fortalecendo a luta das mulheres pela igualdade de gêneros. Ontem, 23, Watson, que é embaixadora da boa vontade da ONU Mulheres e porta-voz da campanha ‘He For She‘, participou do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, onde falou mais uma vez sobre a igualdade de gêneros.

No entanto, a atriz aproveitou a ocasião para lançar a segunda fase da campanha ‘He For She’. Chamada de ‘He For She Impact 10x10x10’, a iniciativa quer engajar governos, empresas e universidades a tornarem-se instrumentos de mudança nas comunidades onde estão inseridos para empoderar mulheres, já que possuem grande capacidade de promover transformações sociais significativas.

“Há um grande entendimento, mais do que nunca, de que as mulheres precisam ter a mesma participação em nossas casas, nossas sociedades, em nossos governos e locais de trabalho. E eles sabem que o mundo está mal de todas as formas porque elas não participam. As mulheres dividem esse planeta e são pouco representadas e seus potenciais são espantosamente inexplorados”.

A britânica salientou a importância de meninas receberem o mesmo tratamento dos meninos e, para isso, precisamos todos estarmos dispostos a transformarmos nossas atitudes.

“Meninas, quem foram seus mentores? Pais, vocês têm certeza que trataram seus filhos da mesma maneira? Caso tenham, como fizeram isso? Maridos, vocês têm apoiado sua parceira a realizar seus sonhos também? Jovens garotos, vocês têm se manifestado em uma conversa quando uma mulher foi tratada de forma degradante? […] Empresários, vocês têm estimulado mulheres a assumirem cargos de liderança?”

Não basta apenas dizer da boca para fora que é feminista, ou pró-feminismo, se não há atitudes concretas para combater o machismo. Isso envolve um grande comprometimento interno para rever e desconstruir padrões opressores ensinados e engessados.

Emma aproveitou a ocasião para dizer que, nesse sentido, testemunhou algum progresso:

“Eu estou surpresa pela quantidade de homens que entraram em contato comigo depois do meu discurso para que eu prosseguisse com a campanha. Eles querem ter certeza que suas filhas estarão vivas para ver um mundo onde as mulheres terão poder e igualdade econômica e política. Além disso, fiquei quase sem ar e extremamente emocionada quando uma fã me contou que, desde que ela assistiu ao meu discurso, conseguiu impedir que o pai a espancasse. Nós estamos fazendo uma mudança no mundo. Agora temos que canalizar esta energia em ações com propósitos”.

Assista o novo discurso da atriz, engaje-se e mude. Uma sociedade igualitária é dever de todos nós.