Dois documentários sobre alimentação e consumo que você precisa assistir

26. setembro 2014 Cinema 1

Dois documentários brasileiros sobre alimentação e consumo podem ser assistidos gratuitamente no Youtube. “Muito Além do Peso” e “Brasil Orgânico” levantam questões importantes acerca do que comemos e a forma como consumimos esses produtos todos os dias.

Muito Além do Peso

Esse documentário é fantástico. O problema aqui é o da obesidade infantil. As causas para que esse fenômeno, que acontece no mundo todo, são todas discutidas: a publicidade infantil; o avanço tecnológico, que faz com que as crianças fiquem em casa brincando com eletrônicos e não saiam para brincar; a permissividade dos pais e sua falta de tempo; a televisão; a pressão entre os amigos para comer o que todo mundo está comendo; a falta de uma alimentação saudável nas escolas e ainda a falta de uma matéria que ensine as crianças sobre a importância de comer bem.

É muito chocante ver as crianças não saberem reconhecer os legumes, fora vê-las com problemas de saúde, que são comuns em pessoas idosas. Uma menina de 9 anos com 62kg, com diabetes, colesterol e outras doenças! 9 anos! É tudo muito muito surreal, e o documentário mostra crianças de várias regiões brasileiras e de diferentes classes sociais. Não importa se elas são ricas ou pobres, o problema está presente mesmo assim. É o tipo de filme que deveria ser transmitido nas escolas. Ou pelo menos ser sugerido aos pais para ser assistido junto às crianças. Está claro que nossos hábitos de consumo precisam ser alterados urgentemente.

muito_além_do_peso

Brasil Orgânico

https://www.youtube.com/watch?v=vuDa_NuLkT8

Se por um lado “Muito Além do Peso” deixa um gosto amargo na nossa boca, “Brasil Orgânico” deixa um gosto bem doce. É porque o documentário percorre todos os cantos do Brasil, mostrando os pequenos produtores de orgânicos, como se organizam e vendem aquilo que produzem. Boa parte do que compramos nas feiras vem dos pequenos produtores. Melhor ainda são os alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, que não degradam o solo, a água e ainda são muito melhores para a nossa saúde. Viaje de norte a sul do Brasil com esse documentário. Dá até vontade de fazer uma horta no quintal de casa e só consumir o que sai dela, viu? Meu sonho para quando eu tiver minha própria casa.

Tem algum documentário bom para indicar? Deixe nos comentários! Esses dois aqui vão abrir sua cabeça para uma série de questões muito importantes sobre nossos hábitos alimentares e de consumo.

Tags:


1 thought on “Dois documentários sobre alimentação e consumo que você precisa assistir”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *