Documentário questiona os ideais da masculinidade

30. janeiro 2015 Cinema 0
Documentário questiona os ideais da masculinidade

Em agosto do ano passado publiquei aqui no blog o vídeo da campanha ‘Homens, Libertem-se’, que faz parte de um movimento para ajudar os homens a superarem o machismo e deixarem sua subjetividade aflorar e, assim, viverem uma vida mais plena.

Mudando de país, nos Estados Unidos um documentário de temática similar também busca questionar os ideais da masculinidade. ‘The Mask You Live In (A Máscara que Você Veste)’ é da cineasta Jennifer Siebel Newsom, que também tem o aclamado ‘Miss Representation’ com sua assinatura.

Desde pequenos, é dito aos homens para que ajam como um, para não chorarem ou demonstrarem seus sentimentos e para que tenham aversão a tudo o que é considerado ‘feminino’, ou seja o contrário de tudo o que foi dito anteriormente. O resultado disso são jovens e adultos frustrados, violentos e que não conseguem canalizar sua subjetividade. E é exatamente isso o que ‘The Mask You Live In’ quer discutir.“Eles compram essa cultura que não valoriza o que nós ‘tornamos feminino'”, explica a psicóloga Niobe Way.

O documentário estreou no Festival Sundance 2015, e conta a participação de diversos especialistas, incluindo o ex-jogador da NFL, Joe Ehrmann, cujo pai disse a ele para não demonstrar seus sentimentos quando ainda era pequeno. Hoje, Ehrmann dá palestras onde relaciona o esporte e a necessidade de desconstrução da masculinidade.

‘The Mask You Live’ não só questiona, como relaciona os ideais da masculinidade às violências dos mais diversos tipos, desordens psíquicas, depressão e suicídio, amparando-se em estatísticas americanas. Ainda não há informações sobre o lançamento do filme em nosso país.

Uma discussão importante, não só nos Estados Unidos, mas no Brasil e no mundo, afinal, homens no mundo todo ouvem desde cedo para portarem-se como um. Mas, o que é agir como homem para você?