Diversidade é o lema de Rihanna, que lançou uma linha de bases com 40 tons

11. setembro 2017 Estilo 0
Diversidade é o lema de Rihanna, que lançou uma linha de bases com 40 tons

Na semana passada, Rihanna lançou sua primeira linha de maquiagem, a Fenty Beauty, que levou dois anos para ficar pronta. Não há batons e sombras para os olhos, mas quem gosta de produtos para a boca, segundo o Refinery29, há um gloss de apenas uma cor, que Riri queria que funcionasse “para todos os tons de pele”.

“Para o gloss, eu queria uma cor que ficasse boa em todos os tons de pele”, disse a cantora. “E, sabe, talvez isso tenha sido um desafio, mas eu estava decidida. Levou um tempo, nós mudamos as coisas para conseguir a textura certa e o cheiro certo também. Criamos esse nude rosa perfeito, que tinha um pouco de brilho. Ele dá algo a você, mas sem parecer que você está tentando muito”.

Aliás, vale dizer que a artista e empresária levou a sério sua preocupação com as mulheres de todos os tons de pele. Sua coleção de bases conta com incríveis 40 tons! Dá para dizer, com segurança, que há uma base para você na Fenty Beauty.

“Eu queria coisas que eu amasse. Então, eu queria coisas que meninas de todos os tons de pele pudessem amar”, continuou Rihanna para o Refinery29. “Isso era muito importante para mim. Para cada produto, eu dizia: ‘é preciso ter algo para a menina de pele escura, é preciso ter algo para a menina pálida, é preciso ter algo para quem está no meio disso tudo’. Há semitons vermelhos, verdes, azuis, rosas, amarelos. Você nunca sabe, então, você quer que as pessoas apreciem o produto, em vez de pensarem: ‘ah isso é lindo, mas só fica bem nela'”.

Essa linha de bases feitas pela voz de “Work” é realmente uma ótima iniciativa, já que a indústria da beleza ainda trabalha para ser mais inclusiva. Não é raro que mulheres negras de pele mais escura tenham dificuldade para encontrar produtos com os tons adequados. E quando encontram, eles são muito mais caros do que os cobrados para maquiagens de mulheres brancas.

E esse não é o único obstáculo: os profissionais da área também são despreparados para cuidar da pele de mulheres negras. Em 2015, a modelo Nykhor Paul fez uma reclamação no Instagram “às queridas pessoas brancas do mundo da moda”, as quais não trazem estojos de maquiagem com itens para peles negras, e tampouco sabem trabalhar com tons mais escuros. 

“Moda é arte e a arte nunca é racista. Ela deve ser inclusiva para todos, não apenas para pessoas brancas”, escreveu a modelo.

E Rihanna, por ser negra, entende bem todos esses problemas. Sua linha Fenty Beauty possui os mais variados preços e produtos para os mais diversos tons de pele.

“Todas as mulheres merecem sentir que são lindas e que há opções quando vão comprar maquiagem”, disse a cantora ao Entertainment Tonight. “Eu não acho que seja justo limitá-la [a linha de bases] a um tom ou a um grupo de tons. Eu tenho amigas de todas as raças, tons de pele e acho doloroso excluir alguém. As mulheres amam maquiagem e elas deveriam todas ser incluídas”.

Rihanna acertou (como sempre). Agora, com licença que eu vou fazer as minhas compras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *