Dia das Nações Unidas: 5 curiosidades sobre a Organização

24. outubro 2014 Internet 1
Dia das Nações Unidas: 5 curiosidades sobre a Organização

Hoje, 24 de outubro, celebra-se o dia da Nações Unidas, a ONU. A escolha da data é por conta da criação da instituição neste dia, em 1945. O secretário-geral da Organização, o coreano Ban Ki-Moon, em mensagem ao Dia da ONU, declarou que as Nações Unidas nunca foram tão necessárias como hoje, e chamou governos e indivíduos para trabalharem juntos “em uma causa comum para o bem comum”.

Em comemoração aos 69 anos da ONU, aqui vão 5 curiosidades sobre a instituição:

  • Antes da criação da ONU, em 1945, havia a Liga das Nações, criada durante a Primeira Guerra Mundial, em 1919, sob o Tratado de Versailles. Ela deixou de existir após falhar em impedir a Segunda Guerra.
  • O Brasil é quem abre a Assembleia Geral das Nações Unidas, que reúne os chefes de Estado dos 193 países-membros da ONU. Isso é porque o país foi o primeiro membro da Organização, em 1945. Em 47, o diplomata Oswaldo Aranha abriu a primeira Assembleia Geral das Nações Unidas e, desde então, é o Brasil quem abre as reuniões. A presidente Dilma Rousseff foi a primeira mulher a abrir a Assembléia Geral, em 2011.
  • A FIFA, Federação Internacional de Futebol, possui mais países filiados a ela do que a ONU: 209 contra 193. Isso é porque a FIFA é mais flexível na hora de aceitar novos membros: ela aceita territórios que não possuem status político, mas que tenham um time que represente o “país”, um escudo e uma camisa. A Palestina, por exemplo, ainda luta para ser reconhecida em plenitude pela ONU, enquanto já é aceita pela FIFA.
  • Quem financia a ONU são os países-membros, que fazem doações voluntárias. O valor doado é calculado a partir de vários critérios, como o PIB, posição na economia mundial e a condição do país em pagar.
  • A ONU possui cinco órgãos principais: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Secretaria Geral, Conselho Econômico e Social e Corte Internacional de Justiça. Além disso, as Nações Unidas possuem 15 agências especializadas, que são entidades independentes, vinculadas à Organização, como o Banco Mundial (Bird); Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO); Organização Internacional do Trabalho (OIT); Organização Marítima Internacional (OMI); Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

1 thought on “Dia das Nações Unidas: 5 curiosidades sobre a Organização”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *