‘Dia da Consciência Humana’ uma ova! É ‘Consciência Negra’, sim!

20. novembro 2014 Internet 0
‘Dia da Consciência Humana’ uma ova! É ‘Consciência Negra’, sim!

Hoje, 20 de novembro, é dia da Consciência Negra, data essa para para dar visibilidade ao racismo que a população negra brasileira sofre todos os dias. E o mais importante, denunciá-lo.

Imagem: Facebook Sociedade sem Prisões
Imagem: Facebook Sociedade sem Prisões

No entanto, há um movimento que tenta silenciar a voz dos negros. Muitos aproveitam o dia de hoje para dizer que o correto seria ‘Dia da Consciência Humana’, o que implicaria em não existir diferenças raciais. Porém, elas existem e não podem ser ignoradas.

Quem brada pelo ‘Dia da Consciência Humana’ deve esquecer, ou não se importar, com todo o histórico de opressão sofrido pelos negros. Histórico esse que ainda reflete na forma como nossa sociedade está estruturada. Ou seja, não é ignorando o racismo que ele vai desparecer. A Exame.com trouxe hoje 8 dados que mostram o abismo social entre brancos e negros. Dentre eles, por exemplo, os negros são maioria no Bolsa Família: 7 em cada 10 famílias que recebem o benefício são chefiadas por negros, segundo estudo ‘Retrato das desigualdades de gênero e raça’, do Ipea. É fácil dizer que a pobreza tem cor no Brasil. E ela é negra.

Anistia Internacional
Imagem: Anistia Internacional

Não só isso, de acordo com a Anistia Internacional, dos 30 mil jovens assassinados no país em 2012, 77% deles eram negros.

Portanto, uma data como hoje não pode e nem deve ser cogitada ser substituída por um  ‘Dia da Consciência Humana’. Esse dia deveria ter sido pensado bem antes dos portugueses virem para cá. Não é apagando a luta dos negros por igualdade que ela virá por conta própria. Se a situação melhorou no dias de hoje, não foi pela benevolência do branco, mas pela luta e morte do negro. Reflita.

Imagem: Facebook Sociedade sem Prisões
Imagem: Facebook Sociedade sem Prisões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *