Deixem Anitta em paz e repensem as suas atitudes

08. dezembro 2014 Famosos 2
Deixem Anitta em paz e repensem as suas atitudes

Na semana passada, o site Ego, da Rede Globo, reportou uma suposta discussão ‘acalorada’ entre as cantoras Pitty e Anitta, durante o Programa Altas Horas, onde o assunto era sobre feminismo. Mesmo sabendo que sites de fofocas não são lá os mais confiáveis, lá fomos nós escolher um lado da suposta ‘briga’.

Antes mesmo do programa ir ao ar no sábado, somente com a matéria com algumas falas das duas cantoras, todos já haviam decretado: Anitta era uma ‘idiota machista’, enquanto Pitty foi glorificada. Assistindo ao programa, sim, Pitty foi muito bem sempre que pode falar. Anitta fez alguns comentários que, sendo bem honesto, todos já fizemos em algum momento de nossas vidas. Como por exemplo “mulher tem que se dar ao respeito”.

anitta-e-pitty

Mas como julgar Anitta quando ela, assim nós, está inserida numa sociedade machista, e apenas está reproduzindo o que lhe foi ensinado desde pequena? De repente, quando mudamos de ideia, quem não segue nossa nova linha de pensamento é execrado, xingado de várias formas. Façamos um exercício de auto-crítica: quem somos nós para exigir algo de alguém, quando nós mesmos já fomos responsáveis pelos mesmos atos?

Não bastasse isso, por algum motivo que eu tento entender, Anitta sempre é alvo de críticas. E pegam muito pesado por… Bem, não sei. Soma-se isso ao machismo da cantora e pronto. Temos mais um motivo para odiá-la. Mesmo quando todos nós já fomos Anitta um dia.

Aos que a condenam, a própria Pitty foi ao Twitter esclarecer que não houve ‘treta’ alguma, e lembrou que o machismo reproduzido por Anitta é só reflexo de um sistema opressor:

Não houve treta e, por favor, vamos parar de incentivar briga entre mulheres. Ah, lembre-mos também que não se responde machismo com machismo. Diversos comentários machistas e misóginos tomaram conta das redes sociais, na tentativa de atacar Anitta. Sinto que não entenderam nada do assunto discutido no programa Altas Horas. Se vamos falar de machismo, então repensemos o nosso. Anitta e todos nós temos muito o que aprender sobre feminismo e direito das mulheres. É meio decepcionante ver uma mulher poderosa como ela reproduzindo velhos dizeres, mas nada que não possa mudar com uma conversa, leitura e debate, né?

Então, sugiro fazer uma auto-crítica e jamais apontar o dedo a alguém que reproduz o que já fizemos em algum momento de nossas vidas. E deixem a Anitta em paz!


2 thoughts on “Deixem Anitta em paz e repensem as suas atitudes”

  • 1
    Jéssica on 08/12/2014 Responder

    Tur, parabéns.
    Até que enfim li alguém não julgando a Anitta. Como você mesmo disse, as mulheres(me incluo nesse caso) foram ensinadas a pensar dessa forma machista. Vejo isso em cada conversa com amigas, inclusive eu mesma, já soltei isso de “mulher tem que se dar respeito”, “valor”, e tals …
    Não discordo totalmente da Anitta por isso, porque é foda você deixar de reproduzir algo, sendo que aprendeu que isso é o certo …

    Seu texto tá incrível !
    Parabéns e sucesso, garoto! Você vai longe !!!

    • 2
      arturfrancischi on 08/12/2014 Responder

      Oi, Jé! Então, ao invés de criticarem esse sistema opressor, criticam bem uma menina que o reproduz? Não dá.
      Obrigado pelo comentário! :)))

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *