Conheça a história inspiradora da fotógrafa Amy Hildebrand

11. setembro 2014 Internet 2
Conheça a história inspiradora da fotógrafa Amy Hildebrand

Amy Hildebrand é uma fotógrafa americana. A entrada na profissão aconteceu durante a adolescência. “Eu tinha que escolher entre a aula de química e a de fotografia. Escolhi a segunda opção, porque odiava a química”, lembra.

Mas o que difere Amy de outros fotógrafos é o fato de ter nascido cega, por conta do albinismo. Isso poderia ter definido a vida da moça, mas seus pais nunca permitiram que ela se sentisse diferente das outras crianças. “Eu tive uma infância divertida. Pratiquei esportes, tive aulas de arte, odiei matemática, chorei quando assisti ‘Titanic’, com o Leonardo DiCaprio e a Kate Winslet, briquei fora de casa, dormi na casa de amigos, pintei minhas unhas, ajudei a cuidar da casa, brinquei com Barbies, li toneladas de livros. Nunca senti minha vida diferente dos meus amigos de escola ou vizinhos”, explica.

with_little_sound_

Os pais de Amy tiveram papel fundamental na vida dela, sempre apoiando-a e ajudando-a com tratamentos. “Eles (os pais) foram muito encorajadores. Às vezes até demais! Eu queria usar minha pouca visão para escapar de algumas coisas, como as aulas de educação física, mas eles não deixavam (risos)”. Ainda nova, a jovem começou a enxergar algumas coisas. Vários tratamentos, segundo ela, foram feitos para que fosse isso fosse possível. “Foram uma série de tratamentos e muitos exercícios com os olhos, lentes de contato e óculos. Uma das minhas lembranças preferidas dos tratamentos foi quando meus pais compraram um Nintendo. O optometrista disse que videogame ajudaria a fortalecer a visão. Aquilo foi demais”, brinca Amy.

with_little_sound

Foi perto dos 16 anos que Amy se envolveu com a fotografia, quando teve de escolher entre a aula de química e a de fotografia. “Quando eu comecei a tirar fotos, me surpreendi com a facilidade. Quase muito fácil. Continuei a tirar fotos, mais e mais. Como eu disse, era fácil. Foi quando eu pensei ‘deve haver algo para mim aí’. Mesmo com uma visão onde enxerga somente cores, formas e sombras, Amy Hildebrand fez da fotografia seu trabalho, e o ser humano como inspiração para executá-lo. “Eu gosto de fotografar pessoas, porque há tantas histórias e tantas formas de contá-las através da fotografia”, revela a artista.

with_little_sound

Um dos trabalhos mais conhecidos de Amy, é o blog fotográfico “With Little Sound“, iniciado em 2009 e finalizado em 2012, mas que segue no ar. Após ter dois bebês, a fotógrafa queria voltar à sua antiga paixão. “Eu estava começando a ficar impaciente depois de um tempo e estava pronta para criar algo”. Com uma foto por dia, o projeto visava documentar a vida de Hildebrand. “Eu não tinha nenhuma agenda. Eu queria que meu trabalho me levasse para onde me levou. Nunca pensei que alguém o visse, além de meus amigos e minha família”, conta Amy. O projeto ajudou-a a ganhar notoriedade.

with_little_sound

Mãe de três filhos, um menino 7 anos, uma menina de 5 e de um recém-nascido, a fotógrafa é casada com o também fotógrado Aaron Hildebrand, que conheceu na faculdade. “Nós nos conhecemos numa câmera escura na faculdade. Parece clichê, mas é verdade”. Hildebrand conta que tinha um trabalho para fazer e queria terminá-lo logo. “Ele tinha me visto pela cidade e queria fazer amizade, mas eu tinha que trabalhar”, lembra. Sentindo-se mal por isso, Amy prometeu a si mesma ser mais simpática com o rapaz, caso o visse novamente. Foi em uma aula que os dois se reencontraram e tornaram-se bons amigos. Depois de algumas semanas e com o fim da aula, os dois decidiram que não queriam mais deixar de se ver. Oito meses depois, estariam casados. “Quase nove anos depois, eu ainda acho que essa foi a melhor decisão que eu já tomei”, conta.

with_litte_sound

Juntos, os dois são donos de seu próprio estúdio, o ‘Best Day Ever‘. A página na internet é bem divertida, recomendo o clique para conhecer o trabalho dos dois. Baseados em Cincinatti, mas sempre viajando a trabalho, dá para perceber a alma dos dois refletida em cada fotografia e linha escrita no site. Os dois possuem um blog, onde o atualizam com trabalhos e suas vidas. Confira aqui.

best_day_ever_photography

A história de Amy Hildebrand é inspiradora em todos os sentidos. Quando perguntei se ela sentia que poderia inspirar outras pessoas a mudarem suas vidas, respondeu humildemente “eu adoraria se isso acontecesse”. Aliás, é assim que ela se define: humilde. Mesmo com tantos obstáculos, Amy passou por cima de cada um. E como sintetizaria sua vida em uma palavra? “Abençoada”.

 


2 thoughts on “Conheça a história inspiradora da fotógrafa Amy Hildebrand”

  • 1
    Vivi on 11/09/2014 Responder

    Tur, que lindo! A Amy sempre me emociona e vc retratou de uma forma tao sutil… Parabens

  • 2
    Paula dos Santos on 12/09/2014 Responder

    Que lindo, turzi! Adoro o jeito como você conta essas histórias de vida…parabéns pra ela, pela história linda, e pra vc, por contar de uma maneira tão cativante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *