Conheça a Casa Kubitschek, em Belo Horizonte

Conheça a Casa Kubitschek, em Belo Horizonte

A Lagoa da Pampulha é cartão-postal de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, e foi projetada por Oscar Niemeyer, durante a gestão do então prefeito Juscelino Kubitschek, que tinha o objetivo de incentivar a moradia naquela área da cidade, além de criar uma área em Belo Horizonte que fosse referência em lazer e diversão. Dando exemplo, Kubitschek encomendou ao grande arquiteto uma casa para seus finais de semana no entorno da Lagoa.

Processed with VSCOcam with m3 preset

A residência de arquitetura modernista foi entregue a Juscelino em 1943. Ela ocupa uma área de 680 m² em um terreno de 2.800 m², e possui dois andares. O lindo jardim da entrada foi feito por Roberto Burle Marx, famoso artista plástico e arquiteto paisagista.

A família de Kubitschek ocupou a casa até 1945, quando JK foi para o Rio de Janeiro ocupar a posição de deputado federal. Em 1956, o amigo Jobert Guerra comprou a residência, mas sempre mantendo-a aberta para Juscelino. Foi em 2005 que a prefeitura de Belo Horizonte tomou posse da casa e, em 2008, iniciaram-se as obras de restauração e adaptação da casa para se tornar o Museu e Casa Kubitschek.

Fundos da Casa Kubitschek
Fundos da Casa Kubitschek

Os móveis, em sua maioria, comprados por JK, estão bem conservados e estão expostos na casa. É muito interessante andar por lá, porque a sensação é que você voltou no tempo. De verdade, enquanto caminha e olha a mobília, os objetos de decoração, as fotos e quadros históricos, você se sente nos anos 40 e 50. Inclusive, esses é um dos objetivos da mostra, chamada “Casa Kubitschek: uma invenção modernista do morar”, que tem curadoria de Denise Bahia e Mariana Brandão.

É muito bacana passear por lá. Tem uma parede cheia de discos de vinil que é fantástica. Fiquei querendo ter uma parede igual na minha casa. Juro! E não sei você, mas só de imaginar o quanto de história essa casa carrega, quantos segredos e pessoas que passaram por lá, eu fiquei desejando poder estar lá naquela época.

Interior da casa
Interior da casa

Já no piso térreo, há a mostra “Pampulha: Território da Modernidade”, com curadoria de Luana Maia. Ali, você acompanha as transformações da Lagoa da Pampulha e seu entorno durante o tempo. Fotos, vídeos, recortes de jornal e documentos fazem da exposição um passeio pela história da Lagoa e de Belo Horizonte. Show de bola!

IMG_8431

A Casa Kubitschek é super bacana. Se você estiver/for para Belo Horizonte, dê uma passadinha por lá e, no final, assine o livro de visitas! 🙂

Serviço:

A Casa Kubitschek fica aberta de terça à sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Pampulha – Belo Horizonte
Telefone: (31) 3277-1586
E-mail: ck.fmc@pbh.gov.br