Comercial da L’Oréal Paris para o Dia das Mulheres destaca Valentina, uma mulher transgênera

08. março 2016 Estilo 0
Comercial da L’Oréal Paris para o Dia das Mulheres destaca Valentina, uma mulher transgênera

O Dia Internacional da Mulher é uma data para lembrar as lutas e as conquistas de todas as mulheres, mas há um grupo que é sempre esquecido até mesmo por aqueles que gostam de dar flores neste 8 de março (embora existam opções melhores de presentes como igualdade e respeito): as mulheres trans.

Estamos vivendo em um tempo em que elas começam a ganhar mais visibilidade na mídia, seja através de seriados como “I Am Cait” e “Orange Is The New Black”, onde mulheres trans narram suas histórias, seja por conquistarem cada vez mais espaços em uma sociedade que insiste em jogá-las para a margem.

No ano passado, a Avon inovou ao colocar Candy Mel, uma das vocalistas da Banda Uó e mulher trans, em sua campanha para o “Outubro Rosa”, mês de conscientização para o câncer de mama. Mel Gonçalves continua arrasando e também se tornou apresentadora em um programa da TV Brasil, o “Estação Plural”, ao lado da cantora Ellen Oléria e do jornalista Fernando Oliveira, onde discutem temas atuais com convidados especiais.

E outra empresa que resolveu fazer diferente foi a L’Oréal Paris, a qual colocou uma mulher transgênera em seu comercial de Dia das Mulheres. A escolhida foi Valentina, que comemora a data pela primeira vez. “Oficialmente”, ela diz, lembrando a todos que ela sempre foi mulher.

“É muito bom a gente se aceitar, se amar, reconhecer nosso valor. O Dia da Mulher? Eu acho importante, sim, mas não para ganhar flores. A gente quer respeito”, ela conta.

Em seguida, ela mostra a nova foto de sua carteira de identidade, finalmente como Valentina. O comercial é encerrado com um recado muito importante da L’Oréal: “toda mulher vale muito.”

Uma das maiores marcas de produtos de beleza do mundo destacar uma mulher trans em uma de suas peças é muito importante, pois dá visibilidade a um grupo de mulheres que ainda luta para ter sua identidade reconhecida e respeitada. Num país como o Brasil, que lidera o ranking de países que mais mata pessoas trans, é urgente que elas possam falar e romper com o ciclo da exclusão.

Confira abaixo o comercial da L’Oréal Paris com a Valentina: