Colbie Caillat desafia ditadura da beleza em novo clipe

16. julho 2014 POP 2

A cantora Colbie Caillat, famosa pelas músicas “Bubbly” e “Fallin’ for You” lançou recentemente o clipe de seu novo single, “Try”.

O clipe começa com a americana toda produzida com uma maquiagem glamurosa. Além dela, outras mulheres e meninas, de diferentes idades e cores também aparecem completamente maquiadas. Ao passar da canção, todas elas, incluindo Colbie, vão tirando a maquiagem, ficando de cara lavada ao final do vídeo.

Em entrevista à revista Cosmopolitan, a cantora contou que a inspiração para a letra da música veio a partir de sua insatisfação com a pressão em ser alguém que não é. “Entrei no estúdio com Kenneth Babyface Edmonds e disse a ele que estava sentido muita  pressão para ser alguém que não sou, tanto na música como em relação à minha imagem. Disse que embora não estivesse afim de fazer o que estava fazendo, seguiria adiante para fazer as pessoas felizes. Ele riu e respondeu: ‘Você não fará isso. Vamos escrever exatamente sobre o que estão te pedindo para mudar’.”

Tanto o vídeo quanto a música passam uma importante mensagem para as mulheres se aceitarem como são e não mudarem algo em sua aparência. Em um trecho da canção, Colbie canta “Tire a sua maquiagem/ Solte o seu cabelo/ Respire/ Olhe-se no espelho/ Não gosta de você?/ Porque eu gosto de você”. Não é uma tentativa da cantora de impor uma forma de comportamento, mas de abraçar quem você é, olhando-se no espelho e orgulhar-se do que vê.

Uma crítica notável no clipe de “Try” é o uso excessivo de Photoshop na fotografia, fazendo com que garotas pareçam exageradamente perfeitas. Num determinado momento, Colbie olha para a câmera aparentando não ter nenhuma falha em sua pele. A cena seguinte já capta sua beleza natural, incluindo suas imperfeições.

colbie caillat try

Em entrevista à revista Elle, a cantora contou sobre o desafio de gravar o vídeo sem nada de maquiagem. “Quando eu filmei a primeira cena com o cabelo natural e sem maquiagem em frente a uma câmera HD, iluminada por luzes, todos estavam olhando. Eu pensei ‘Meu Deus, aposto que estão todos olhando para os meus defeitos, pensando que eu deveria cobrí-los ou colocar mais volume no meu cabelo. Mas me senti muito bem em ficar em frente a uma câmera com zero maquiagem, literalmente sem nada na cara. Então, quando coloquei o aplique no cabelo e a maquiagem, e me senti mal”.

Colbie Caillat é mais uma a lançar uma música questionando os ideias de beleza em nossa sociedade ocidental. Beyoncé já havia lançado o clipe e música “Pretty Hurts“, onde bate na mesma questão de mulheres serem obrigadas a mudarem seus corpos e viverem para tentarem atingirem um padrão de beleza inalcançável. Um exemplo fora da música foi a atriz Vanessa Hudgens, que participou de uma campanha fotográfica para uma marca de roupas sem retoques nas imagens.

É muito bacana ver os artistas se empenhado em apoiar campanhas para que os jovens, principalmente as meninas, se aceitem e gostem de si do jeito que são. Colbie Caillat, que afirmou não ter Photoshop nem na capa de seu álbum, “Gypsy Heart”, contribui, e muito, em encorajar mais garotas a se amarem e a serem elas mesmas. “Por que você deveria se preocupar com o que eles dizem sobre você?”, pergunta ela em um trecho de “Try”. Love yourself, Be yourself.