Camila Cabello homenageia cultura latina com o clipe de “Havana”

25. outubro 2017 POP 1
Camila Cabello homenageia cultura latina com o clipe de “Havana”

“Minha herança e minha cultura são uma grande parte de quem eu sou. Eu venho tentando incorporar isso na minha música”.

A fala acima é de Camila Cabello, que em maio deste ano conversou com a atriz Diane Guerrero (a Maritza de “Orange Is The New Black”) para a revista Teen Vogue sobre suas raízes latinas e a importância de se manifestar politicamente por uma população que se vê ameaçada pela gestão do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

E é seguro afirmar que a ex-integrante do Fifth Harmony tem conseguido levar aspectos da cultura latina para seu trabalho. A começar com o hit “Havana”, que tem escalado posições nos charts americanos e no Spotify, plataforma onde o single teve mais de 200 milhões de streams. Nada mal para quem ainda nem lançou seu próprio álbum solo.

“Havana” é mais do que apenas o nome da música: é também capital de Cuba, país onde Camila nasceu. Filha de mãe cubana e pai mexicano, ela foi levada ainda pequena para os Estados Unidos, onde cresceu, aprendeu inglês e começou a perseguir seu sonho de ser artista. Hoje, é possível vê-la como um exemplo de uma imigrante que conseguiu superar as barreiras linguísticas, culturais e de gênero para estar onde está.

E ontem (24), ela foi ainda mais longe ao levar aspectos de sua identidade ao clipe de “Havana”. Claramente, a garota demonstra orgulho de onde veio e quer que seus fãs também tenham orgulho de suas origens latinas. 

“Muitos dos meus fãs são latinos, por isso, eu trato tudo com uma responsabilidade especial, pois eu falo por eles”, disse a cantora à Teen Vogue. “Honestamente, eu nunca planejei ser tão engajada politicamente, mas a administração do Trump mexeu muito comigo. Eu vi muito ódio quando falam de imigrantes. Eu pensei: ‘eu preciso me manifestar, porque isso é maior do que eu'”.

E seu novo vídeo faz uma homenagem à cultura latina, a começar pela “novela mexicana” criada por Cabello. Os dramas (o namorado que a trai com a melhor amiga e a empregada), as expressões faciais dignas de Soraya de “Maria do Bairro”, as reviravoltas mirabolantes (o namorado que está, na verdade, dentro do armário, e a pede em casamento, enquanto o irmão gêmeo dele está na cama com as amantes vendo tudo), tudo isso sendo transmitido pela televisão para a personagem de Camila, que vê tudo apaixonada.

As novelas são um forte produto cultural para os latinos, e é uma das atrações televisivas mais consumidas e importantes por esses povos, que assistem aos folhetins acompanhados de seus familiares. É o caso de Camila, que no clipe é chamada por Karla (primeiro nome da cantora, vale dizer), que parece ter sempre a companhia da avó, que agora pede à menina que, em vez de ficar vendo histórias na TV, comece a viver sua vida e a criar sua própria narrativa.

Aliás, os principais personagens de “Havana” são latinos: a ‘abuelita’ é interpreta pelo youtuber LeJuan James, enquanto sua irmã é a também youtuber Lele Pons. Até nos diferentes cenários, temos figurantes latinos e danças muito bem coreografadas (inclusive entre dois rapazes, o que reforça o apoio da cantora à comunidade LGBT). Em “Havana” também não faltou um caso de amor (afinal estamos falando de novelas) o qual não termina bem… Para o rapaz com quem ela se envolve, o qual ouve dela: “eu amo você, mas eu me amo mais”. Eu ouvi alguém falar em girl power?

Por fim, depois de nos transportar para um mundo de comédia e de inspiração, a artista deixa um recado: “esse vídeo é dedicado aos sonhadores”. Sonhadores é o apelido dado aos jovens atendidos pelo programa Daca, criado pelo ex-presidente Barack Obama, e que concede autorização temporária para imigrantes que entraram nos Estados Unidos ilegalmente quando crianças para residir no país. Atualmente, Donald Trump suspendeu o Daca, deixando mais de 750 mil jovens imigrantes incertos sobre seus futuros.

Camila Cabello fez um vídeo divertido e que demonstra seu orgulho por suas raízes. Agora é esperar pelo seu álbum solo, o qual deve sair somente no ano que vem. Até lá, vamos ficar cantarolando “Havana oh na na” por muito tempo.


1 thought on “Camila Cabello homenageia cultura latina com o clipe de “Havana””

  • 1
    Ariadna on 08/11/2017 Responder

    ha ha ha ha ha! Ate la vamos continuar cantarolando: Havana oh na na!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *