Cadê a Viúva Negra nos produtos promocionais do filme “Os Vingadores 2”?

23. abril 2015 Cinema 2
Cadê a Viúva Negra nos produtos promocionais do filme “Os Vingadores 2”?

A Viúva Negra é uma das personagens centrais do filme do esquadrão “Os Vingadores”, logo, seria normal que ela aparecesse na publicidade do filme, já que a estreia do filme se dá nessa semana. Só que não é bem assim. Cadê a Viúva Negra?

cadê a viúva negra vingadores
Foto: Posteres dos super-heróis do filme “Vingadores”, cada um com uma personagem, mas nenhum com a imagem da Viúva Negra. Foto: Rebeca Puig do site Colant Sem Decote.

A Rebeca Puig do site Colant Sem Decote, foi quem tirou a foto acima, e relata ainda que Hulk, Capitão América, Homem de Ferro e Thor, ganharam posteres individuais e copos de refrigerante nos cinemas, enquanto o vilão, Ultron, ganhou até um balde de pipoca personalizado. Mas e a Viúva Negra? Cadê ela? A personagem só aparece em imagens promocionais do filme com o grupo todo reunido. E a falta de participação da Viúva Negra nos produtos promocionais do filme não foi só no Brasil. No mundo todo, a mesma coisa.

cadê a viuva negra vingadores
Camiseta dos Vingadores somente para meninos: Viúva Negra não aparece
cadê a viúva negra vingadores
Giclée dos Vingadores, onde até o Gavião Arqueiro aparece, mas a Viúva Negra, não

Para não ser “injusto”, há peças da Viúva Negra, mas voltadas, apenas, para meninas. Oi?

A divulgação do novo filme dos “Vingadores” segue o padrão do primeiro: destaque para Hulk, Homem de Ferro, Capitão América e Thor. Viúva Negra só em imagens de grupo, e em segundo plano, quando ela é uma das personagens mais importantes do filme. O Gavião Arqueiro também não ganha muita publicidade, mas já temos quatro homens (e brancos, como apontou a Rebeca Puig em seu texto),  logo, a única mulher do grupo não aparece em produto algum.

O que é um erro em vários níveis. Primeiro: parece que mesmo com o avanço nas discussões sobre gênero, a Disney continua nessa ideia engessada de disponibilizar produtos específicos para meninos e meninas. E como percebemos, são as meninas que sofrem com a falta de representatividade. Ao invés de aumentar a experiência de crianças e jovens com brinquedos e peças com personagens femininos, limita-se tudo ao sexo com o qual você nasceu.

Procurada pelo Buzzfeed, a Disney disse que há vários produtos com a imagem da Viúva Negra. Contudo, a maioria dos itens fazem parte da coleção de artigos voltados ao público feminino. A ideia que passa é: mulheres até podem se interessar pelo Thor ou Capitão América. Agora, homens não podem se interessar pela Viúva Negra ou pela Feiticeira Escarlate, que são duas grandes heroínas. Vamos melhorar isso aí?

cadê a viúva negra vingadores

Segundo: a diversidade de personagens femininos já se mostrou uma grande alavanca comercial. Para se ter uma ideia, as histórias em quadrinhos de super-heroínas são as que mais vendem. Dos 10 quadrinhos mais vendidos em março deste ano, 7 eram títulos com personagens femininas. Thor, depois que virou mulher, aumentou a venda de sua história em 36,5%. Ou seja, diversificar suas produções é vantajoso para as empresas, não só porque alcança um público que se interessa, e muito, por quadrinhos e histórias de super-heroínas, mas também porque essas personagens representam esse público. E como sabemos, representatividade importa, afinal, empodera, cria identificação, ajuda a autoestima, além de trazer novos pontos de vista para quem não pertence a esses grupos.

Então, cadê a Viúva Negra? Não bastasse o mesmo ter ocorrido no ano passado, quando a heroína Gamora ficou de fora dos produtos promocionais do longa “Os Guardiões da Galáxia”, a história se repete com os “Vingadores”. De novo.

A Disney e a Marvel não podem ignorar mais o público feminino, além, é claro, de limitarem a experiência de meninos e meninas por conta do sexo da personagem. A Viúva Negra é uma grande heroína e merece muito mais espaço e visibilidade do que o apresentado.

Eu apoio a campanha #CadeAViuvaNegra e #WheresBlackWidow. E você?

tumblr_m7ko4bVFak1rsy50k

 

 

Gif: viavia.