Alerta do pop! Beyoncé está de volta: confira sua nova música, “Formation”

06. fevereiro 2016 POP 0
Alerta do pop! Beyoncé está de volta: confira sua nova música, “Formation”

“Estou de volta por demanda popular!”

Esse é um dos primeiros versos de “Formation”, nova música de Beyoncé, e ela não poderia estar mais certa de que queríamos seu retorno. Depois de um 2015 morno no cenário pop, 2016 já começou com o retorno de Rihanna e, agora, da própria Queen Bey.

O novo single é o primeiro desde o lançamento da edição de platina de seu quinto e bem-sucedido álbum de estúdio, e foi lançado um dia antes de sua apresentação no show do intervalo do Super Bowl, onde dividirá o palco com a banda britânica Coldplay. Estamos torcendo para que ela cante “Formation” amanhã, já que Chris Martin afirmou que Beyoncé cantará suas próprias músicas no evento.

A faixa veio acompanhada de um clipe cheio de coreografia e conta com a participação da filha de Beyoncé, Blue Ivy. O vídeo, gravado em Nova Orleans, traz referências à história da cidade e à violência policial contra a população negra dos Estados Unidos, como quando policiais brancos aparecem enfileirados em frente a uma criança negra, a qual os rende em seguida. Após a cena, uma parede possui os dizeres “parem de atirar na gente”.

E, com exceção dos policiais, todas as pessoas presentes no clipe são negras; a maioria com seus cabelos crespos ao natural. Não fosse o bastante, a letra de “Formation” também exalta a estética negra em alguns versos. “Eu gosto do meu baby hair, com baby hair e afros/ Eu gosto do meu nariz negro com as narinas dos Jackson Five”, canta Beyoncé. Tudo isso coincide com a celebração do Black History Month, comemorado todo mês de fevereiro nos Estados Unidos, e lembra as conquistas e a importância da população negra na história do país. Beyoncé voltou fazendo política em sua arte! Vale acrescentar que a música possui ainda os vocais da rapper transgênero, Big Freedia.

“Formation” pode ser baixada gratuitamente no Tidal e Beyoncé já começou a vender roupas e acessórios com os versos do single. A cantora voltou cheia de munição!

Confira o clipe dirigido por Melina Matsoukas e prepare-se para os tiros!

Corrigido: a primeira versão deste artigo afirmava que Beyoncé era a diretor de “Formation”. A direção é de Melina Matsoukas.