Assista: moradores de uma cidade surpreendem homem surdo ao aprenderem a linguagem de sinais

Assista: moradores de uma cidade surpreendem homem surdo ao aprenderem a linguagem de sinais

Esse é mais um exemplo como grandes marcas podem fazer boas propagandas com fundo social. Dessa vez o exemplo veio da Samsung, que desenvolveu um call center em vídeo para deficientes auditivos.

A empresa de aparelhos eletrônicos proporcionou a Muaharrem, um homem turco e surdo, uma experiência livre de barreiras comunicacionais. Acompanhado de sua irmã, Özlem, os dois fizeram uma caminhada e, quem encontravam pelo caminho utilizava a linguagem de sinais para conversar com os dois.

Tudo começa com um “bom dia” vindo de um estranho na rua, a compra de bagels, um homem que oferece uma maçã a Muaharrem, uma mulher que esbarra nele e pede desculpas e o taxista que lhe dá boas vindas em seu veículo. O turco não entende, mas tudo faz sentido quando encontra um painel eletrônico que explica a novidade que será lançada pela Samsung:

O vídeo mostra toda a preparação de todos os envolvidos para aprender a linguagem de sinais e, assim, poderem comunicar-se com Muaharrem. Ao final, várias pessoas vão até ele cumprimentá-lo. O turco chora e se emociona, mas não pela novidade da Samsung. Com certeza seu choro vem por poder não haver barreiras de comunicação entre ele e o resto das pessoas.

Quem não possui qualquer tipo de deficiência não consegue imaginar quantas barreiras reais – como as comunicacionais nesse caso – existam e são encaradas por esse grupo de pessoas.

A propaganda nos lembra da necessidade de deixarmos o mundo acessível para todo mundo. Por que não começamos já?