Os artistas estão fazendo um manifesto político com uma fita azul no tapete vermelho do Oscar

Alguns artistas que compareceram ao Oscar estão usando uma fita azul como forma de manifesto contra as medidas anti-imigração de Donald Trump.

Os artistas já estão chegando para a cerimônia do Oscar, que acontece nesta noite (26), na cidade de Los Angeles. A premiação, a maior do cinema americano, é um dos eventos mais assistidos nos EUA e no mundo e, como era de se esperar, está sendo palco de manifestações políticas contra o presidente Donald Trump.

E elas já começaram no tapete vermelho: algumas celebridades, como Ruth Negga (“Loving”), Lin-Manuel Miranda (“Moana”) e Barry Jenkins (“Moonlight – Sob a Luz do Luar”), estão usando uma fita azul sobre suas roupas, em apoio à União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês). A organização trabalha para “defender e preservar os direitos individuais e as liberdades garantidas pela Constituição e as leis dos Estados Unidos”, e tem atuado contra as políticas anti-imigração de Trump.

Para quem não se lembra, no final de janeiro, o presidente americano havia assinado um decreto que suspendia a entrada de refugiados no país por 120 dias, além de banir por 90 dias a entrada de toda e qualquer pessoa de países de maioria muçulmana: Síria, Iraque, Sudão, Somália, Líbia, Iêmen e Irã. A decisão foi barrada temporariamente.

Segundo a revista The Hollywood Reporter, a ACLU aumentou para um milhão seu número de membros, e no final de semana em que as políticas de Trump foram anunciadas, a organização recebeu US$ 24 milhões em doações.

“Ficamos incrivelmente emocionados pela quantidade de apoio que a ACLU recebeu da comunidade do entretenimento, ao mesmo tempo em que nos unimos para proteger e defender os direitos e as liberdades civis garantidas pela Constituição americana a todos nesse país”, escreveu a chefe de comunicações da ONG, Michele Moore.

 

Comments

  1. Pingback:O Oscar foi um evento político do começo ao fim - nosso resumo da maior noite do cinema - Prosa Livre

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.