Após comentário racista, apresentadora Giuliana Rancic pede desculpas em programa de televisão

25. fevereiro 2015 Televisão 1
Após comentário racista, apresentadora Giuliana Rancic pede desculpas em programa de televisão

Na segunda-feira, o programa “Fashion Police”, comandado por Kathy Griffin, Giuliana Rancic, Kelly Osbourne e Brad Goreski, foi ao ar para elogiar e criticar os vestidos das atrizes que compareceram ao Oscar. Como de costume, os apresentadores fazem comentários ácidos sobre o look dos famosos, mas um comentário de Giuliana Rancic passou da linha do aceitável.

Giuliana Rancic
Giuliana Rancic

A apresentadora, ao comentar o look da atriz e cantora Zendaya, disse que os dreadlocks da moça davam a impressão de que ela “cheirava a óleo patchouli ou maconha”. Rancic perpetuou velhos estereótipos racistas em um programa assistido por milhares de pessoas nos Estados Unidos e no mundo.

zendaya comentário racista giuliana rancic
Zendaya. Foto: Jim Smeal/ Beimages

Zendaya foi então ao Instagram para responder o comentário da apresentadora, onde postou uma imagem com os seguintes dizeres:

“Há uma linha fina entre o que é divertido e desrespeitoso. Alguém disse algo sobre meu cabelo no Oscar, o que me deixou surpresa. Não porque eu estivesse esperando comentários delirantes sobre meu vestido, mas porque fui atingida por  puro desrespeito. Dizer que sou uma jovem de 18 anos com dreadlocks e devo cheirar a óleo de patchouli ou “maconha”, não é somente um grande estereótipo, como também é muito ofensivo.

[…] Já há bastante críticas duras ao cabelo dos Afro-americanos na nossa sociedade sem a ajuda de pessoas ignorantes, que optam por julgar os outros com base nas ondas de seus cabelos. Usar dreadlocks no tapete vermelho do Oscar foi uma forma de mostrá-los, de uma forma positiva, para lembrar aos negros que nosso cabelo é bom o bastante”.

A resposta de Zendaya ao comentário de Giuliana Rancic obrigou a apresentadora a retratar-se. Primeiramente, ela postou uma mensagem no Twitter, mas não foi não foi o suficiente para tamanho desrespeito.

“Querida, Zendaya. Desculpe se ofendi a você e outras pessoas. Eu me referia a um look boêmio-chique. Não tinha NADA a ver com sua raça e NUNCA teria!!!”

Então, ontem (24), Rancic pediu desculpas a Zendaya e a todos que se sentiram ofendidos por seu comentário em um vídeo.

“Eu gostaria muito de dizer algo que está pesando em meu coração. Gostaria de pedir desculpas por um comentário que eu fiz durante o “Fashion Police” sobre o cabelo de Zendaya. Como todos sabem, o programa tira sarro de celebridades, sempre em bom espírito. No entanto, eu entendo que eu disse algo ontem à noite que passou os limites.

Eu quero que todos entendam que eu não tinha intenção de machucar ninguém, mas aprendi que não é minha intenção o que conta, é o resultado. E o resultado é de que as pessoas se sentiram ofendidas, incluindo Zendaya. E isso não é aceitável.

Por isso, quero dizer para Zendaya – e a todos que eu ofendi – que eu estou, sinceramente, arrependida. Esse foi um aprendizado para mim. Aprendi muito hoje e isso me ensinou muito sobre me conscientizar sobre clichês e estereótipos, e quanto estrago eles causam. E eu sou responsável, assim como todos nós somos em não perpetuá-los. Obrigada por me ouvir”.

Lição aprendida, Giuliana Rancic? Estereótipos são muito perigosos, porque nos prendem em em antigos preconceitos que precisam ser destruídos.

Mas se há algo bacana nesse episódio, é a corrente de amor que se formou em volta de Zendaya. Várias pessoas saíram em defesa da artista, assim como várias celebridades negras foram às redes sociais para elogiar a atitude da atriz e cantora.

Viola Davis: “Você é a beleza personificada. Eu celebro você, irmã!

Solange Knowles: “Sim, o Fashion Police vem batendo no meu cabelo por anos. A revista In Touch Weekly o comparou com um cachorro. Sabe o que tenho a dizer?”

Ava Du Vernay: “Você é linda, Rainha. Abençoamos os ignorantes e os desejamos o bem. Siga em frente. Beijo”