A luta do movimento LGBT é tema de ‘Stonewall’; confira o trailer

05. agosto 2015 Cinema 4
A luta do movimento LGBT é tema de ‘Stonewall’; confira o trailer

No ano em que os Estados Unidos celebram a aprovação do casamento igualitário em todo seu território, um filme se dispõe a narrar o princípio do movimento LGBT.

Em 1969, gays, lésbicas, drag queens, travestis e transexuais reuniam-se em guetos, onde podiam expressar sua sexualidade e identidade de gênero. Um dos locais mais movimentados era o ‘Stonewall Inn’, bar localizado no bairro Greenwich Village, em Nova York, que foi palco da chamada ‘Rebelião de Stonewall’, quando seus frequentadores se revoltaram contra a repressão policial, marcando assim o princípio do movimento LGBT. O dia 28 de junho é conhecido como ‘Dia Internacional do Orgulho LGBT’.

O famoso episódio vai ganhar as telas dos cinemas americanos em setembro, com a estreia de “Stonewall”, filme que conta como tudo aconteceu. A história é centrada em Danny Winters, jovem rapaz homossexual, que é expulso de casa e vai morar na cidade de Nova York. Nas ruas ele conhece pessoas que o acolhem e acaba fazendo parte do movimento.

O trailer é iniciado com um discurso do presidente Barack Obama, que diz “Nossa nação foi fundada em uma base sólida: somos todos criados igualmente”, enquanto cenas dos movimentos feminista (já viu o trailer de Suffragette”?) e negro são mostradas. Logo no início percebemos que igualdade e liberdade não foram e não são conquistados sem luta. Se estamos onde estamos hoje, apesar do muito que há para ser feito, é preciso reconhecer a coragem de quem desafiou esse sistema opressor.

Contudo, o trailer não agradou a todos. Isso porque, mais uma vez, o protagonismo é dado a um homem branco e heteronormativo, quando mulheres negras transexuais, por exemplo, tiveram papel fundamental na ‘Rebelião de Stonewall’.

Tweet: “Os protestos de Stonewall foram o início dos direitos gays. Começou com uma mulher trans e drag queens negras’.

Tweet: “Talvez a limpeza branca do filme ‘Stonewall’ é um meta-comentário sobre como o movimento foi focado principalmente em brancos cisgêneros e ricos?”

“Stonewall” é dirigido por Roland Emmenrich, diretor de ‘ Independence Day’, e é estrelado pelos atores Jeremy Irvine, Jonathan Rhys Meyers e Ron Perlman. O filme estreia no Festival de Toronto, em setembro, e entra no circuito americano de cinemas no dia 25 de setembro. Ainda não há previsão de estreia no Brasil.