A luta das mulheres por respeito nos espaços públicos é retratada no documentário “Chega de Fiu Fiu”

08. março 2017 Cinema 0
A luta das mulheres por respeito nos espaços públicos é retratada no documentário “Chega de Fiu Fiu”

Nesta semana da mulher, de 1º a 8 de março, portais nerds feministas se juntaram em uma ação coletiva para discutir de temas pertinentes à data e à cultura pop, trazendo análises, resenhas, entrevistas e críticas que tragam novas e instigantes reflexões e visões. São eles: Collant Sem Decote, Delirium Nerd, Ideias em Roxo, Momentum Saga, Nó de Oito , Preta, Nerd & Burning HellPsicologia&CulturaPop, Valkirias, Séries Elas Por Elas, Valkírias, Ideias em RoxoKaol Porfírio.

Imagine andar na rua ouvindo vários comentários não solicitados sobre seu corpo. Imagine andar na rua com medo de estupro. Imagine andar na rua com o medo de ser perseguida, apanhar e até morrer por não corresponder a um olhar ou a uma investida de alguém.

Essa é a realidade de muitas mulheres no Brasil e no mundo, e será retratada no documentário “Chega de Fiu Fiu”, da ONG Think Olga, que realizou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse em 2014 para tirar o longa do papel. Em apenas 19 horas, a iniciativa bateu a primeira meta de arrecadamento, que era de R$ 20 mil. Ao todo, o projeto arrecadou mais de R$ 64 mil.

O primeiro trailer da obra, dirigida por Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, foi liberado ontem (7), e acompanha as vidas de três brasileiras: Rosa Luz, de Brasília (DF); Raquel Carvalho, de Salvador (BA); e Teresa Chaves, de São Paulo (SP). São três mulheres diferentes, que vivem em cidades diferentes, mas que partilham do mesmo medo de andar na rua, por conta do assédio e da violência de gênero. Porém, isso não as impede de ocupar os espaços públicos e a reagir contra o machismo.

“Há quatro anos, começamos uma jornada de ressignificação sobre uma violência tão trivial quanto perversa, capaz de tornar espaços abertos em verdadeiros labirintos para mulheres – sempre em busca por caminhos mais seguros, mas temerosas pelo o que lhes aguarda a cada esquina”, explicou a Think Olga no Facebook. “Lançamos o trailer do documentário “Chega de Fiu Fiu”, como mais uma ferramenta de combate ao assédio de mulheres que estão apenas exercendo seu direito inalienável de ir e vir”.

O documentário chega em uma época em que muito se discute o empoderamento feminino e os direitos das mulheres, os quais vivem sob constante ameaça.

E vale dizer: praticamente toda a equipe por trás do longa-metragem é composta por mulheres. Além de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão na direção, a produção executiva é de Juliana Lemes, a direção de produção é de  Camila Biau, e a montagem e o desenho de Som ficaram sob responsabilidade de Cibele Appes. Entre as convidadas que são especialistas no assunto, estão Djamila Ribeiro, Juliana de Faria, Luana Hansen, Margareth Rago, Nilceia Freire.

“É um filme sensível, emocionante e profundo, feito por e para mulheres, mas capaz de fazer até as mentes mais resistentes entenderem que nosso incômodo não é mimimi quando é a nossa própria liberdade que está em jogo”, concluiu a Think Olga. E esperamos que ele possa ser visto pelo maior número de pessoas, afinal, a arte e a informação são capazes de mudar a sociedade e a cultura.

Ainda não há data de lançamento para “Chega de Fiu Fiu”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *