8 boas cidades do mundo para andar de bicicleta

24. novembro 2014 Internet 0
8 boas cidades do mundo para andar de bicicleta

Andar de bicicleta para ir ao trabalho, para casa, para passear ou se exercitar, é algo comum em vários países, principalmente na Europa. O uso das bikes é incentivado pelos governos locais, como uma medida para diminuir o trânsito e a poluição nas grandes cidades.

No Brasil, os ciclistas enfrentam a resistência dos motoristas de carros, que não querem ceder seu espaço nas ruas. São Paulo, por exemplo, vem ganhando vários quilômetros de ciclofaixa, obrigando carros a dividirem as vias públicas com as bicicletas, o que não tem deixado muitos paulistanos felizes.

Economia de tempo e de dinheiro, além da contribuição para diminuir a poluição do planeta e melhorar a saúde, fazem das bicicletas uma ótima aliada do ser humano. Confira uma lista das 8 boas cidades para andar de bicicleta no mundo:

Amsterdã, Holanda

amsterdam

A capital holandesa é uma das melhores do mundo para andar de bicicleta, isso porque o governo concentra seu sistema de transporte nas bicicletas. Além disso, todas as ruas de Amsterdã são adaptadas para elas, contando com ciclofaixas, corredores compartilhados, postos de aluguel, de guarda e sinalização especial.

Copenhagen, Dinamarca

Foto: Instituto Akatu
Foto: Instituto Akatu

A capital da Dinamarca, Copenhagen, é outra cidade feita para ser vista sobre duas rodas. Foi a primeira cidade do mundo a realizar o empréstimo de bicicletas. 50% dos moradores da cidade utilizam as bikes como meio de transporte, utilizando-as para qualquer atividade, seja ir ao trabalho, seja ir ao supermercado.

Montreal, Canadá

Foto: Nathalia Molina, Como Viaja
Foto: Nathalia Molina, Como Viaja

Montreal foi a primeira cidade na América do Norte a realizar o aluguel público de bicicletas, o BIXI (junção de bicicleta + táxi). São mais de 5 mil bicicletas para alugar em mais de 400 estações e centenas de quilômetros de ciclofaixas.

Foto: Porto Alregre Resiste
Foto: Porto Alegre Resiste

Barcelona é outra cidade européia ótima para pedalar. Bicing é o nome do programa de aluguel de bicicleta da cidade, implantado em 2007. Apesar de fazer parte de apenas 4% dos deslocamentos diários da população, as bikes dispõe de 200 quilômetros de ciclofaixa e uma ciclovia que rodeia toda a área metropolitana verde, o conhecido ‘anel verde’.

Tóquio, Japão

Foto: Japão em Foco
Foto: Japão em Foco

Tóquio possui mais de 13 milhões de habitantes e, mesmo assim, você encontrará bicicletas aos montes, que respondem por 14% dos deslocamentos da cidade. Por lá existe um sistema de estacionamento de bicicletas muito interessante: subterrâneo, ele porta até 9 mil bikes, e leva somente 9 segundos para guardá-las.

Berlim, Alemanha

Foto: Polario
Foto: Polario

Berlim, capital da Alemanha, é outro exemplo quando se trata de transporte de bicicletas. Além de ser plana, o governo incentiva o uso das bikes, o que representa 13% dos deslocamentos da cidade.

Nantes, França

Foto: Exame.com
Foto: Exame.com

A estrutura cicloviária de Nantes, na França, é de quase 400 quilômetros, fruto de uma forte iniciativa política. Em 2013, a cidade foi eleita a ‘capital verde da Europa’ pela revista Times.

Portland, Estados Unidos

(Photo: J.Maus/BikePortland)
(Foto: J.Maus/BikePortland)

A cidade do Estado de Oregon possui mais de 600 mil habitantes e é outro bom exemplo do uso de bicicletas. São 104 quilômetros de ciclovias e 280 quilômetros de ciclofaixas e uma das melhores cidades dos Estados Unidos para pedalar.