5 filmes sobre racismo que você precisa assistir

18. novembro 2014 Cinema 1
5 filmes sobre racismo que você precisa assistir

O cinema, assim como as novelas, tem a capacidade de nos transportar para as mais diversas histórias, sejam elas apenas obras de ficção, sejam elas reais.

A luta dos negros contra o racismo foi tema de diversos filmes. A segregação racial nos Estados Unidos, a escrevidão no Brasil, o apartheid na África do Sul, são só alguns exemplos explorados em diversas produções. Aproveitando que nesta semana temos o Dia da Consciência Negra, aqui vão 5 filmes sobre racismo que você precisa assistir:

12 Anos de Escravidão:

O filme ’12 Anos de Escravidão’ é baseado na história real de Solomon Northup, um violinista negro e livre, que é sequestrado, levado para o sul dos Estados Unidos e vendido como escravo, em 1841. A película reconta o terrível período da vida de Northup, que escreveu o livro de mesmo nome, narrando sua trajetória e que inspirou o filme. Como pano de fundo temos a escravidão no sul do país e a liberdade no norte, o que acabou resultando na Guerra Civil Americana.

Mississipi em Chamas

O filme de 1988 conta a história de dois agentes do FBI que vão até a cidade de Mississipi investigar a morte de três ativistas dos direitos humanos, sendo dois brancos e um negro. O filme não deixa de apontar os verdadeiros culpados: policiais e políticos coniventes com as ações da polícia.

A Negação do Brasil – O Negro nas telenovela brasileira:

Documentário brasileiro que percorre a luta dos negros por reconhecimento e visibilidade na teledramaturgia brasileira. Possui depoimentos de grandes artistas, como Zezé Motta e Milton Nascimento.

A Outra História Americana:

Filme de 1999, ‘A Outra História Americana’ conta a história de Derek Vinyard, um jovem nazista que mata brutalmente um negro. Durante seu tempo na prisão, ele revê seus conceitos e sua maneira de pensar e quer impedir seu irmão de repetir seus erros.

Adivinhe quem Vem Para o Jantar:

Matt e Christina possuem uma filha, que está noiva de um rapaz negro. Como são contra o relacionamento da filha, buscam qualquer coisa que possa desmerecer o noivo da garota. Porém, John é o genro perfeito, o que vai fazer com que os pais reavaliem suas posturas.

Há muitos outros filmes que abordam o racismo. Gostou da minha lista? Compartilhe a sua também!


1 thought on “5 filmes sobre racismo que você precisa assistir”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *